domingo, 24 de fevereiro de 2008

Moto-contínuo


Steorn Invento


Uma moto-contínuo, ou máquina de movimento perpétuo (Em latim perpetuum mobile), é uma máquina que se auto sustenta, ou seja, através de seus próprios movimentos ela consegue gerar energia suficiente para se manter em movimento perpétuamente.


A existência desse engenho é hoje considerada impossível para nossas leis da física, e é considerada uma pseudociência. Muitos na história já afirmaram ter construído máquinas capazes de gerar mais energia do que utiliza, e, talvez, o mais recente desses foi o de Sean McCarthy, diretor da empresa irlandesa Steorn, que lançou um desafio á comunidade científica a pouco tempo, e é claro, perdeu.


É como disse um dos maiores astrônomos contemporâneos em seu livro "O mundo assombrado pelos demônios", Carl Sagam: "Cada área da ciência tem o seu próprio complemento de pseudociência. Os geofísicos têm de se haver com Terras chatas, Terras ocas, Terras com eixos loucamente oscilantes, continentes que emergem e afundam rapidamente, além de profetas de terremotos. Os botânicos têm plantas cuja ardente vida emocional pode ser monitorada com detectores de mentiras, os antropólogos têm homens-macacos sobreviventes, os zoólogos têm dinossauros remanescentes, e os biólogos evolutivos têm os literalistas bíblicos mordendo o seu flanco.[...] Os físicos têm máquinas de movimento perpétuo, uma multidão de refutadores amadores da teoria da relatividade, e talvez a fusão fria. Os químicos AINDA têm a alquimia...".


A verdade é que até hoje o único lugar onde se encontrou ou encontrará uma máquina de movimento perpétuo é na série Jornada nas Estrelas.


Fontes:
Bruno Dragon
BBC.com
Inovação tecnológica


Nenhum comentário: