terça-feira, 22 de abril de 2008

Organogramas

Um organograma é uma das formas mais versáteis de se apresentar uma idéia, sendo que sua praticidade de representá-la está no auge de uma organização prestativa e comunicativa.


Organogramas são representações esquemáticas que medem a grandeza de uma idéia da forma conjuntiva um determinado projeto.

Um Organograma é dividido em fases, sendo que cada nível de sua fase expõe uma categoria ou direção diferente.


Um organograma pode ser (Wikipédia):

  1. Clássicos - O organograma clássico também é chamado de vertical. É o mais comum tipo de organograma, elaborado com retângulos que representam os órgãos e linhas que fazem a ligação hierárquica e de comunicação entre eles.


     

  2. Não clássicos - São todos os demais tipos como abaixo:


     

  • Em barras - são representados por intermédio de longos retângulos a partir de uma base vertical, onde o tamanho do retângulo é diretamente proporcional à importância da autoridade que o representa.
  • Em setores (setorial, setograma) - são elaborados por meio de círculos concêntricos, os quais representam os diversos níveis de autoridade a partir do círculo central, onde se localiza a autoridade maior da empresa.
  • Radial (solar, circular) - o seu objetivo é mostrar o macrossistema das empresas componentes de um grande grupo empresarial.
  • Lambda - apresentam, apenas, grupos de órgãos que possuam características comuns.
  • Bandeira - apresentam grupos de órgãos que possuem uma missão específica e bem definida na estrutura organizacional, normalmente em quatro níveis.
  • Organograma Linear de Responsabilidade (OLR) - possui um diferenciador em relação aos demais organogramas, pois a sua preocupação não é apresentar o posicionamento hierárquico, mas sim o inter-relacionamento entre diversas atividades e os responsáveis por cada uma delas.
  • Informativo - apresenta um máximo de informações de diversas naturezas relacionadas com cada unidade organizacional da empresa.


     

    Exemplo:


     

    Supondo que teríamos que entregar um projeto de organização dos funcionários de uma escola por hierarquia. Nossa idéia final ficou o seguinte:


     

        A Diretora é a principal categoria sendo que é suplente dela a subdiretora, onde devem controlar três áreas da escola: 1) Docente 2) Administrante e 3) Pedagoga.


     

        Para essa situação poderíamos construir o seguinte organograma:


     

organogramas

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: