domingo, 3 de maio de 2009

Buraco Negro

Buracos negros são muito complexos.

Karl Schwarzschild, em 1916, demonstrou que, se a massa de uma estrela estiver concentrada em uma região suficientemente pequena, ela gerará um campo gravitacional tão grande na superfície da estrela que nem mesmo a luz conseguirá escapar dele. Este é o chamado buraco negro. Einstein e muitos físicos não acreditavam que tal fenômeno pudesse acontecer no universo real.


Em física, a velocidade de escape é a velocidade na qual a energia cinética de um corpo é igual em magnitude à sua energia potencial em um campo gravitacional.

Um buraco negro clássico é um objeto com campo gravitacional tão intenso que a velocidade de escape excede a velocidade da luz (299.792,458 km/s, equivalente a 1.079.252.848,8 km/h ). Nem mesmo a luz pode escapar do seu interior, por isso o termo "negro" (cor aparente de um objeto que não emite nem reflete luz, tornando-o de fato invisível).

Uma estrela.
Após esgotar o combustível que a sustentou por milhões de anos, ela não pode sustentar o próprio peso e colapsa. Estrelas como o sol, com pouca massa, também colapsam, porém se estabilizam outra vem em menores dimensões. Se a estrela for massiva o suficiente, a gravidade supera todas as outras forças que poderiam impedir o colapso, e, de milhões de quilômetros, elas se contraem até terem o porte da ponta de um alfinete. Imagina a densidade disso.

A maioria dos físicos e astrônomos pensa que a conclusão desse fenômeno é um buraco negro. Com gravidade tão intensa, nada escapa de suas imediações, o horizonte de eventos, uma fronteira imaginária ao redor de um buraco negro, onde a gravidade é tão forte que, como já citado anteriormente, nem a própria luz pode escapar, uma vez que, como já citado anteriormente, sua velocidade de escape é maior que a velocidade da luz.

O horizonte de eventos cerca a singularidade - o ponto infinitesimal onde toda a matéria está comprimida. Qualquer corpo que penetrar o horizonte de eventos, encontrará, mortalmente, a singularidade, sem qualquer esperança de escapar desde sua entrada.

Isso é o básico que você precisa ou não saber sobre os Buracos Negros.
É isso, se estiver passeando pelo universo e avistar, ao longe, um horizonte de eventos, corra, ser, corra, pois se você chegar perto, não poderá ir mais longe que isso da singularidade.

Agora, cuidado para não tropeçar em uma singularidade nua.

O quê é isso? Assunto para um outro post.


Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Buraco_negro

http://pt.wikipedia.org/wiki/Velocidade_de_escape

http://pt.wikipedia.org/wiki/Horizonte_de_eventos

Revista "Scientific American", março de 2009, pág. 34




Nenhum comentário: