domingo, 24 de fevereiro de 2008

Peripeteia


Peripeteia(Do Grego, Περιπέτεια), é o "Efeito contrário ao esperado". Primeiramente usado como referência em trabalhos de literatura.
Esta expressão foi muito utilizada na época dos grandes teatros da Grécia antiga, onde Aristóteles disse: "Uma mudança pela qual uma ação volta á sua frente... Uma regra de probabilidade ou necessidade".


Peripeteia não é hoje um termo muito comum no nosso dia-a-dia, mas faz parte de seus acontecimentos, e é sempre bom levar em conta sua capacidade e, como diz o filósofo, utiliza-lá como uma regra necessária para tudo o que for se fazer. A página sobre peripeteia na wikipédia inglesa contém exemplos no mundo literário, onde é citado Shakespeare.



Recentemente, um canadense chamado Thane Heins criou uma máquina que retira energia de ondas magnéticas, seu invento parece ser uma forma de pseudociência em primeira instância, mas, sua técnica foi analisada e comprovada pela equipe de cientistas da MIT(Uma das maiores equipes universitárias de física do mundo), sendo que seu experimento deixou todos sem nenhuma explicação.


Pode-se encontrar no Youtube, uma série de 9 vídeos onde o canadense mostra sua máquina em funcionamento.


Nenhum comentário: