Um organograma é uma das formas mais versáteis de se apresentar uma idéia, sendo que sua praticidade de representá-la está no auge de uma organização prestativa e comunicativa.
Organogramas são representações esquemáticas que medem a grandeza de uma idéia da forma conjuntiva um determinado projeto.
Um Organograma é dividido em fases, sendo que cada nível de sua fase expõe uma categoria ou direção diferente.
Um organograma pode ser (Wikipédia):
- Clássicos - O organograma clássico também é chamado de vertical. É o mais comum tipo de organograma, elaborado com retângulos que representam os órgãos e linhas que fazem a ligação hierárquica e de comunicação entre eles.
- Não clássicos - São todos os demais tipos como abaixo:
- Em barras - são representados por intermédio de longos retângulos a partir de uma base vertical, onde o tamanho do retângulo é diretamente proporcional à importância da autoridade que o representa.
- Em setores (setorial, setograma) - são elaborados por meio de círculos concêntricos, os quais representam os diversos níveis de autoridade a partir do círculo central, onde se localiza a autoridade maior da empresa.
- Radial (solar, circular) - o seu objetivo é mostrar o macrossistema das empresas componentes de um grande grupo empresarial.
- Lambda - apresentam, apenas, grupos de órgãos que possuam características comuns.
- Bandeira - apresentam grupos de órgãos que possuem uma missão específica e bem definida na estrutura organizacional, normalmente em quatro níveis.
- Organograma Linear de Responsabilidade (OLR) - possui um diferenciador em relação aos demais organogramas, pois a sua preocupação não é apresentar o posicionamento hierárquico, mas sim o inter-relacionamento entre diversas atividades e os responsáveis por cada uma delas.
- Informativo - apresenta um máximo de informações de diversas naturezas relacionadas com cada unidade organizacional da empresa.
Exemplo:
Supondo que teríamos que entregar um projeto de organização dos funcionários de uma escola por hierarquia. Nossa idéia final ficou o seguinte:
A Diretora é a principal categoria sendo que é suplente dela a subdiretora, onde devem controlar três áreas da escola: 1) Docente 2) Administrante e 3) Pedagoga.
Para essa situação poderíamos construir o seguinte organograma:

Fonte: Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário